7 principais trends do mundo dos games em 2023 | Game Detonado - Tudo sobre games e tecnologia!

7 principais trends do mundo dos games em 2023

Resident Evil 4 Remake', 'Street Fighter 6' e 'Final Fantasy 16' vão ser  lançados em 2023 | Games | G1

O mercado de games atravessou o ano de 2022 ainda como um dos setores mais fortes da indústria criativa. A proposta é de que a temporada de 2023 conte com a aplicação de tecnologias e o desenvolvimento de histórias que cativem o público e mantenham a área em alta. Por isso, nós separamos algumas dessas tendências que devem vir firmes no mundo dos games; confira!

Os clássicos continuam!

Por mais que as tecnologias possam trazer inovações e criações totalmente inéditas, as grandes franquias ainda se mantém firmes e fortes, com a possibilidade de revitalizar jogos clássicos e trazer as novas gerações para games das décadas passadas. Esse será o caso dos reboots de Resident Evil 4 e Dead Space, ambos prometidos para o primeiro semestre de 2023. 

E as sequências de franquias consagradas continuam sendo as principais apostas das grandes produtoras, como os casos de Alan Wake II, Final Fantasy XVI, Street Fighter 6 e até o novo Zelda, Breath on the Wild. A estratégia é resgatar o público de 20 a 35 anos que já conhece as séries e fidelizar os mais jovens que possam se atrair pela qualidade de imagem e de jogabilidade.

O fortalecimento do círcuito competitivo

O cenário competitivo dos e-sports não deve perder recursos tão cedo. Os últimos anos têm sido marcados pela expansão das competições e das possibilidades para a ascenção de novos profissionais do esporte. Dessa maneira, a tendência é de que os torneios amadores e pro leagues ganhem cada vez mais espaço na mídia, inclusive com transmissões ao vivo pela TV e pelos serviços de streaming.

Para a temporada de 2023, o CBLOL já anunciou a disponibilização de áreas de ‘fan fest’, com espaços montados para que os fãs assistam juntos às partidas da competição. A Riot, por sua vez, anunciou valores de premiação acima dos R$300 mil para as etapas do Game Changers de Valorant. A ESL também já anunciou um calendário longo de competições de CS:GO que deve durar o ano todo.

O forte mercado de apostas 

O fortalecimento do circuito competitivo dos e-sports também deu espaço para outra indústria, a de apostas esportivas. O mercado já está aquecido nos últimos anos com modalidades como futebol, basquete, volêi e tênis. Porém, os games trouxeram mais opções de áreas de atuação.

O mercado de apostas esportivas promete um crescimento ainda maior em 2023. E os e-sports são um dos focos de plataformas como a Midnite, que investem continuamente no patrocínio de equipes das mais diversas modalidades. E desse modo, sem dúvidas, essas empresas serão importantes para o financiamento de jogadores durante a temporada.

E a lista de principais e-sports para as casas de apostas esportivas inclui títulos como DotA 2, League of Legends, CS:GO e Valorant. Para além disso, os sites ainda oferecem competições de emuladores de esportes, como NBK 2K, FIFA e outras versões para partidas e torneios digitais.

A chegada do 5G

Muitos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, já começaram a colocar em prática o plano de instalação do 5G nas cidades. De fato, ainda vai levar alguns anos para que boa parte do território nacional conte com a cobertura ultraveloz. Porém, já poderemos começar a sentir os efeitos na indústria criativa.

A conexão rápida e estável do 5G é um ótimo campo de possibilidades para a produção de games. A expectativa é de que a indústria invista bastante no desenvolvimento de jogos mais potentes, com gráficos e jogabilidades avançadas até de maneira próxima com o que temos nos consoles e computadores.

O espaço para a diversidade

Por mais que as sequências e reboots ainda fiquem com boa parte do orçamento, a indústria de games tem uma oferta crescente para novas ideias, principalmente para a promoção da diversidade. Trazer a identificação dos roteiros e narrativas para parcelas maiores da sociedade é um dos grandes focos das principais desenvolvedoras ao redor do planeta.

O cenário é importante até para quem pretende se lançar na carreira de programação e criação de games. Pensar em abraçar a sociedade como um todo e criar personagens mais inclusivos e roteiros baseados no social é uma maneira de encontrar espaço profissional, principalmente se contar com uma ótima ideia de produção.

Novas maneiras de monetização

Um estudo produzido pela consultoria Brain & Company e publicado pela Forbes indicou que o mercado free-to-play é uma das grandes tendências para o ano. De acordo com os dados, mais de 75% da receita dos games e aplicativos vieram de versões inicialmente gratuitas.

Nesse sentido, os games apostarão em diversificar as maneiras de monetizar as produções. As principais iniciativas atualmente são as propagandas e as compras para a melhoria da gamificação. Porém, outros meios como assinaturas e financiamentos coletivos podem ganhar espaço.

A produção de conteúdo

Ainda de acordo com a pesquisa da Brain & Company, os jovens de 13 a 17 anos passam 40% do tempo consumindo conteúdos relacionados ao jogos. Nesse sentido, os games na produção para TV, streaming e redes sociais continua sendo uma verdadeira tendência para os criadores mundo afora.

E a proposta é de que redes como Twitch, YouTube e Facebook sigam investindo na monetização de produtores e também em suas próprias transmissões, com aquisições de direitos de torneios ou até com o financiamento de suas próprias competições. Outras redes como Tik Tok, Kwai e Instagram também contam com bom volume de produção sobre e-sports.

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