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Teamfight Tactics - Guia completo e dicas

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TFT é um modo de jogo 'cada um por si', para 8 jogadores, onde o último jogador vivo vence o jogo. Cada jogador tem seu próprio tabuleiro, onde vai batalhar contra outros jogadores, todos com seus próprios times de campeões que eles montam ao longo do jogo. Seus campeões combaterão automaticamente monstros e equipes de campeões inimigos em rodadas regulares de combate.


Rodadas de Combate


A cada rodada de combate, seu time irá ao tabuleiro do inimigo ou os inimigos aparecerão no lado oposto do seu tabuleiro. Você pode posicionar seus campeões no início do combate, mas assim que a rodada começar, suas unidades estarão fora de seu controle até o final da rodada. A cada rodada que você sobrevive, você ganha ouro, experiência e, às vezes, itens que caem sobre o tabuleiro.

Após cada rodada, você verá um detalhamento da contribuição de dano de cada um de seus campeões na última rodada. Este é um ótimo recurso para ajudar a avaliar quais de seus campeões estão oferecendo o maior valor para sua equipe e quais podem precisar ser substituídos, reposicionados ou melhorados para ficarem mais úteis.



A fase atual pode ser rastreada usando a barra na parte superior. É bom ficar de olho para saber quando será a próxima rodada contra monstros, carrossel ou chefe.









Barra de Saúde


Todo jogador começa com 100 pontos de vida. Você sofrerá dano se perder uma rodada de combate com base no número e na qualidade das unidades inimigas ainda vivas no final da rodada. Perder um round por pouco só custa uma pequena quantidade de HP, mas se você for esmagado e ainda houver muitos inimigos fortes vivos após o combate, você sofrerá muito mais dano. Seu total de saúde atual é mostrado no lado direito da tela.


A loja

O objetivo do jogo é comprar campeões e melhorá-los comprando cópias do mesmo campeão. Todo campeão pode ser melhorado duas vezes combinando três do mesmo campeão juntos. Por exemplo, 3 Ashes farão uma 
 Ashe de 2 estrelas e 3  Ashes de 2 estrelas farão uma  Ashe de 3 estrelas.

Há um número limitado de cada campeão no jogo; portanto, se muitos jogadores comprarem o mesmo tipo de campeão, será menos provável que você encontre esse campeão em sua loja. Os campeões disponíveis para compra na loja mudarão após cada rodada, além de você poder gastar ouro para mudá-los novamente e obter uma nova seleção de campeões.

Você também pode clicar no botão de Bloquear / Desbloquear na parte superior esquerda da sua loja para bloquear as seleções atuais da loja. Isso impedirá que um novo conjunto de campeões apareça no final rodada. Isso pode ser útil se você encontrar alguns bons campeões para comprar em sua loja, mas não tiver ouro suficiente (ou ainda não quiser gastar o ouro) para comprá-los.


Melhorar campeões é importante, mas criar uma equipe com uma forte composição também, portanto é preciso procurar cópias dos campeões que você possui, bem como campeões que se adequam à sua composição atual. Todo campeão tem um elemento e uma classe (às vezes até três). Você geralmente vai querer reunir mais dos mesmos elementos e classes para ativar bônus especiais. Mais sobre isso mais tarde.


Carrossel compartilhado

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A cada 5 rodadas, todos os jogadores se teletransportam para o centro do mapa, onde uma pequena seleção de campeões aparece, cada um carregando 1 item. Cada jogador será liberado de um círculo restritivo para levar o campeão que deseja ao passar por cima dele. A ordem é baseada na saúde dos jogadores, sendo que os jogadores com menos vida vão primeiro e os jogadores que têm mais, depois.

Há campeões suficientes para cada jogador pegar um, mas é claro que alguns campeões serão mais contestados. Pode ser benéfico ter uma vida mais baixa, se isso permitir que você faça uma escolha antes dos outros para obter um campeão importante.


Elemento do jogo

Cada jogo de TFT é diferente, incluindo o estado do tabuleiro em que você jogará! Quando o jogo começa, um elemento aleatório será selecionado para ser usado nesse jogo. Este elemento entra em jogo de várias maneiras:

  1. O elemento de Qiyana corresponderá ao elemento do jogo.
  2. O elemento do dragão que aparece como um dos chefes no final do jogo também corresponderá ao elemento do jogo.
  3. Hexágonos elementares aparecerão no tabuleiro, concedendo bônus a qualquer campeão que for colocado em cima deles. O primeiro hexágono aparece imediatamente, e o segundo aparece quando o jogo atinge a fase 3-1.


Hexágonos elementares concedem os seguintes efeitos:
  • Inferno: ganhe velocidade de ataque durante o combate
  • Oceano: comece o combate com mana adicional
  • Montanha: ganhe saúde permanente que acumula entre as rodadas e permanece mesmo se o campeão for retirado do hexágono elementar
  • Nuvem: ganhe chance de desvio durante o combate

Observação: os buffs dos hexágonos elementares usam um slot de item. Se um campeão com três itens iniciar o combate em um hexágono elementar, ele não receberá o bônus.

Ouro e experiência

O ouro é usado para comprar campeões, atualizar sua loja e comprar pontos de experiência para subir de nível mais rapidamente. Você ganhará ouro e experiência no final de cada rodada. Os pontos de experiência são importantes porque o seu nível de jogador determina quantos campeões você pode ter no tabuleiro de uma só vez, bem como qual a raridade dos campeões que provavelmente aparecerão em sua loja. Quanto maior o seu nível, maior a probabilidade de você encontrar campeões raros em sua loja.


Você pode comprar pontos de experiência em incrementos de 4 ouro. Verifique a barra XP abaixo do botão Comprar XP para ver o quão perto você está do próximo nível. Comprar XP não é realmente útil, a menos que realmente vá aumentar seu nível, por isso é melhor economizar seu ouro até que você esteja pronto para gastar um monte para alcançar o próximo nível.


Juro

Você pode aumentar o ouro que ganha em cada rodada com juros. Você ganha +1 de ouro por cada 10 de ouro guardado, até um máximo de +5 por rodada, com 50+ de ouro. Isso significa que geralmente é ideal ter 50 de ouro quando possível e gastar o resto em campeões, experiência ou atualizar novamente sua loja. Às vezes, você terá que lidar com um orçamento mais baixo se precisar gastar seu ouro rapidamente, mas economizar para ter uma economia mais forte posteriormente pode ser uma estratégia poderosa, mesmo se você perder um pouco de saúde no curto prazo.


Devido à importância de economizar ouro para ter juros altos, geralmente é melhor evitar atualizar novamente sua loja ou comprar mais de 1 ou 2 conjuntos de pontos de experiência no início do jogo. Em vez disso, gaste seu ouro em campeões importantes que aparecem em sua loja e economize o resto para aumentar sua renda.

Se você estiver do próximo marco de juros (por exemplo, 39 de ouro), você poderá vender um dos campeões na sua bancada pelo ouro necessário para alcançar o próximo múltiplo de 10 em ouro. Isso só é aconselhável se você tiver um campeão do qual possa se livrar com segurança, sem enfraquecer sua composição. Você também pode optar por gastar um pouco desse excesso de ouro atualizando sua loja algumas vezes enquanto procura os campeões que deseja. Você ganhará a mesma quantidade de ouro com juros, independentemente se tem 30 ou 39, portanto não custa gastar parte desses 9 de ouro na rodada atual.


Vitórias e derrotas consecutivas
Seu ouro por rodada também é afetado por sequências de vitórias e derrotas. Ambos os tipos de sequências são benéficos para sua renda, por isso é muito bom continuar ganhando se você estiver em uma sequência de vitórias.

Às vezes, pode ser melhor continuar perdendo se você já estiver em uma sequência de derrotas, a fim de ganhar algum dinheiro para se recuperar no jogo. Se você está tentando continuar uma série de derrotas, tente lutar o suficiente para perder a próxima rodada por pouco a fim de minimizar o dano que sofrerá.


Raridade do Campeão

Existem 5 níveis de raridade de campeão, variando de 1 ouro no Nível 1 a 5 de ouro no Nível 5 (ou até mais em casos especiais). No início do jogo, você verá principalmente campeões de níveis 1 e 2, mas posteriormente você começará a ver mais dos níveis mais altos. Os campeões de nível alto são geralmente mais fortes que os de nível baixo, mas são mais difíceis de adquirir e melhorar, pois são mais raros e custam mais ouro. Você pode vender qualquer unidade arrastando-a para a sua loja para obter um reembolso total.

Ao criar sua composição, fique de olho nos campeões de nível alto disponíveis para você. Pode ser prudente mudar para uma estratégia diferente se, de repente, você tiver acesso a algumas unidades de nível alto com um elemento ou classe diferente do que você originalmente planejava usar. Também pode ser viável pegar um campeão de Nível 4 ou 5 que não corresponda às Classes e Elementos do seu time se o campeão for forte o suficiente. As unidades de nível alto melhoradas são as mais fortes do jogo, portanto, você pode guardar alguns de seus itens para uma dessas unidades.

As unidades mais raras não apenas têm uma chance menor de aparecer em sua loja ou no Carrossel Compartilhado, mas também há menos delas no geral. Isso torna as unidades de Nível 5 difíceis de adquirir e ainda mais difíceis de melhorar. Fique de olho nos tabuleiros de seus oponentes para ver quais campeões eles estão escolhendo para ter uma ideia de quão difícil será para você encontrar esses mesmos campeões. Pode até ser benéfico comprar um campeão que você não planeja usar se for um campeão raro e importante para a composição de um inimigo. Use essa estratégia com moderação, já que você tem espaço limitado na sua bancada.


Mana e Habilidades


Todo campeão tem um ataque básico e também uma habilidade especial que pode usar quando atingir a mana máxima. Campeões ganham mana toda vez que atacam um inimigo. Alguns itens também podem aumentar o ganho de mana de um campeão ou permitir que eles comecem com mana extra.

Algumas habilidades serão usadas e farão a mana do campeão voltar a 0, enquanto outras transformarão os ataques do campeão ou convocarão aliados pelo restante da rodada.

Elementos e Classes


Cada campeão tem pelo menos 1 elemento e 1 classe (às vezes vários). Essas características geralmente não fazem nada por si mesmas, mas se você reunir campeões suficientes do mesmo Elemento ou mesma Classe, ativará um bônus especial. Para criar uma equipe forte, você precisará comprar e melhorar campeões que, juntos, criem uma sinergia forte e ativem o máximo de bônus possível.

Você pode ver os elementos e classes ativos e inativos atuais em sua equipe no lado esquerdo da tela. Ícones acinzentados são bônus incompletos / inativos, Bronze é o primeiro nível, Prata é o segundo nível e Ouro é um Elemento ou Classe totalmente ativado.

Você pode passar o mouse sobre qualquer um dos ícones de elemento / classe para ver quais bônus são oferecidos, bem como quais campeões estão nesse elemento ou classe. O número ao lado do ícone Elemento / Classe indica quantos campeões daquele Elemento / Classe você possui no tabuleiro.


Itens
Os itens podem ser adquiridos ao derrotar monstros em combate e através do Carrossel. Os drops misteriosos dos monstros são revelados quando você passa por cima deles e podem conter um item, campeão ou ouro. Existem 9 componentes que podem ser combinados com qualquer outro componente para formar um item completo. Cada item tem apenas 2 componentes e pode ser criado colocando-os em um campeão.

Os itens que você obtém ao longo do jogo são um tanto aleatórios, embora você tenha a opção de escolher um campeão no Carrosel Compartilhado que contém o item que você deseja. Vender um campeão coloca seus itens em seu inventário para que você possa adicioná-los a um campeão diferente.


Equipe itens clicando e arrastando-os para o campeão de sua escolha. Você pode adicionar itens aos seus campeões em combate, mas tenha cuidado ao fazê-lo, pois eles pulam muito e você pode facilmente clicar errado.

Itens e componentes aumentam as estatísticas básicas do campeão, mas itens também têm efeitos únicos adicionais que podem mudar drasticamente a maneira como esse campeão opera. Lembre-se também de que os itens AP aumentam o dano da habilidade de um campeão, enquanto os itens AD aumentam o dano básico de ataque de um campeão. Até os campeões que tradicionalmente usam AD podem usar itens de AP para aprimorar suas habilidades!

O componente Espátula não fornece estatísticas, mas se tornam itens especiais que podem adicionar uma Classe a qualquer campeão ou até aumentar o tamanho total da sua equipe! Planeje seus usos para a Espátula com cuidado e não a equipe em um campeão até que você esteja pronto para torná-la um item completo. Adicionar uma nova classe a um campeão pode permitir que ele se encaixe melhor na composição da sua equipe e também concederá os bônus ativos dessa classe ao campeão com o item.

Se está com bastante HP, pode valer a pena segurar alguns componentes até encontrar exatamente os itens certos para combinar. Você não precisa equipar seus itens imediatamente em um campeão, mas é claro que isso aumentará suas chances de ganhar na próxima rodada. Você também pode optar por equipar um item em um campeão que planeja vender em breve, pois você receberá o item de volta quando vender o campeão.



Vale a pena notar que você não pode desfazer a combinação de dois componentes em um item completo. Certifique-se de saber o que deseja criar antes de combinar qualquer item! Você pode ver uma prévia de qual item será criado arrastando um componente sobre outro (mas não solte o botão do mouse). Você também pode usar o filtro de itens para ter uma ideia rápida de quais itens você pode criar com seus componentes atuais no jogo.


Dicas rápidas para melhorar


Aqui estão algumas dicas rápidas diversas para ajudar você a ir na direção certa ao praticar e melhorar no TFT:


1. Use sequências de derrotas para economizar 30-50 de ouro e comece a gastar no momento apropriado.


2. Não atualize sua loja no início do jogo. Em vez disso, aguarde até obter uma renda confiável com os juros.


3. Você pode mudar sua composição vendendo unidades mais fracas e construindo uma nova composição em torno das mais raras que você adquiriu.


4. Você pode comprar unidades que outros jogadores estão tentando obter para dificultar a aquisição.


5. No meio do jogo, verifique as composições dos jogadores no topo para ver com o que você provavelmente estará lidando no final do jogo.


6. Pode ser inteligente colocar campeões de dano à distância no meio do seu time ou colocar alguns campeões tanques ao lado deles para defendê-los de assassinos.


7. Se você tiver um pouco de ouro extra, compre unidades que possa usar no futuro e depois venda-as se não precisar delas.


8. Nas rodadas de Carrossel Compartilhado, procure por sinergias de campeões, itens importantes e raridade de campeões. Campeões raros ou campeões com itens completos são valiosos, mas também pode ser bom escolher um componente importante ou um campeão que se encaixe no seu time.


9. Venda unidades extras para alcançar o próximo marco de juros. Se você tem 49 de ouro, vender uma unidade de 1 de ouro leva a 50.


10. Muitos itens podem amontoar seus efeitos. Dois Anjos da Guarda reviverão sua unidade duas vezes por rodada de combate!


11. Se você perder um jogo, confira as composições dos times dos jogadores no topo. Você pode encontrar uma nova estratégia para usar na próxima vez.


12. Você pode intencionalmente sofrer uma certa quantia de dano para ter uma chance melhor de um bom campeão ou item na próxima fase de Carrosel Compartilhado.


13. Ao usar uma comp com muitos assassinos, coloque seus campões da linha de frente atrás. Isso puxará a linha de frente do inimigo, de forma que seus assassinos possam pular na costa deles.

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