Na verdade, roteadores de MU-MIMO não são inteiramente novos. A primeira onda de roteadores AC2350 e AC2400 foram todos anunciados como MU-MIMO pronto. Por que "pronto"? Isso é porque enquanto o hardware suportado MU-MIMO, o firmware ainda não estavam pronto como havia falta de dispositivos compatíveis no mercado. Apenas roteadores ASUS RT-AC87U, e Linksys EA8350 eram tecnicamente capazes de suportar essa nova tecnologia.
MU-o quê?
Vamos começar pelo topo. MIMO refere-se a múltiplas entradas saídas múltiplas e se refere ao uso de múltiplas antenas em tanto a transmissão e recepção de pontas para melhorar o desempenho sem fio. Usar múltiplas antenas para transmissão e recepção de dados melhora a confiabilidade e a velocidade. E hoje, todos os dispositivos sem fio modernos fazem uso de MIMO. É por isso que você vê às vezes roteadores ou dispositivos de cliente, sendo referidos como 1 x 1 ou 2 x 2 ou mesmo 3 x 3 dispositivos. O primeiro número indica o número de antenas de transmissão, enquanto a segunda se refere ao número de antenas de recepção. Na maior parte, a maioria dos roteadores e dispositivos de cliente usam um desenho simétrico.
No entanto, a próxima parte é desconhecida para a maioria dos usuários, e trata-se como a maioria dos roteadores no mercado de trabalho . A grande maioria dos roteadores no mercado de hoje é SU-MIMO único ou mono-usuário múltiplo Input Multiple Output.Como hinted pelo nome, tecnologia MIMO-SU pode transmitir somente para um único usuário por vez. Eis porque o desempenho degrada rapidamente como mais e mais dispositivos estão conectados ao roteador. O roteador tem de rapidamente servir um dispositivo e vá para a próxima, e se houver muitos dispositivos conectados, o "tempo de espera" é aumentado.
Como você pode ver, isso limita severamente o desempenho do roteador. Tomemos por exemplo os seguintes dispositivos:
- O roteador Linksys EA8500 (dispositivo de 4x4, suporte a fluxos de quatro e um máximo de 1733Mbps na banda de 5GHz)
- Um handphone (1 x 1 dispositivo, suportando um único fluxo e, portanto, um máximo de 433Mbps na banda de 5GHz)
- Um comprimido (1 x 1 dispositivo, suportando um único fluxo e, portanto, um máximo de 433Mbps na banda de 5GHz)
- Um notebook (dispositivo de 2 x 2, suporte dois fluxos e, portanto, um máximo de 867Mbps na banda de 5GHz)
Porque a tecnologia MIMO-SU restringe a transmissão de um único dispositivo a qualquer momento, o roteador Linksys EA8500 sem suporte para MU-MIMO só seria capaz de transmitir 433Mbps quando é hora de transmitir dados a handphone ou tablet, que também significa que a largura de banda restante é desperdiçado. Da mesma forma, ao transmitir para o caderno, o restante 867Mbps não é usado mesmo se teoricamente há largura de banda suficiente para dispositivos adicionais. Isso se torna ainda mais condenável quando mais e mais dispositivos são adicionados à rede, como a duração de tempo que leva para completar um ciclo completo e servir todos os dispositivos se torna maior.
É onde entra a MU-MIMO e em breve você verá como é um significativo passo em frente na tecnologia sem fio. Usando os mesmos dispositivos acima como exemplo, MU-MIMO permite que o roteador para transmitir dados em vários dispositivos, bem como - daí o "MU" ou multi-usuário. O que isso significa para o router Linksys EA8500 de MU-MIMO-habilitado é que pode fazer pleno uso de sua 1733Mbps largura de banda para transmitir dados à handphone, tablet e notebook simultaneamente com nenhuma necessidade para esperando no meio.
A tecnologia é promete melhorar consideravelmente o desempenho geral, mas MU-MIMO maior desvantagem é que requer clientes para apoiá-lo também, e não é só uma questão de uma simples atualização de firmware ou remendo. Isto significa que alguns dispositivos existentes apoiará MU-MIMO, a menos que eles já estavam equipados com os mais recentes adaptadores sem fio. Alguns exemplos de dispositivos que dizem apoiar a MU-MIMO neste ponto são smartphone de 4i do Xiaomi Mi e da Acer notebooks de série E novos.
O roteador Linksys EA8500
À primeira vista, o novo roteador Linksys EA8500 carrega mais do que apenas uma semelhança de passagem ao roteador E8350 mais velho.Na verdade, seus casos são quase idênticos, com as diferenças notáveis apenas sendo antenas consideravelmente maiores a EA8500, preto design e logotipo de Linksys iluminado no painel frontal que serve como um indicador de estado rudimentar.
Como o E8350, chassi da EA8500 é uma miscelânea de orifícios e aberturas. E como o E8350, o roteador EA8500 parece um pouco chato e maçante, especialmente quando comparado com roteadores como o roteador D-Link DIR-890 L e mesmo dos próprios Linksys WRT os roteadores como o recente roteador Linksys WRT1200AC. Seus olhares realmente não sugerem a tecnologia sem fio de última geração que possui. No entanto, é bastante compacto e ocupa um espaço um pouco menor do que a maioria dos novos roteadores high-end que vemos hoje.
Por trás do roteador Linksys EA8500, os usuários encontrarão o sortimento habitual de portas que estão em todos os roteadores high-end da Linksys. Não há uma única porta Gigabit Ethernet WAN e quatro portas Gigabit Ethernet LAN, bem como uma única porta USB 3.0 e porta USB 2.0/eSATA combo. Há também um botão que permite que os usuários instantaneamente desligar a rede sem fio e também dois outros botões para WPS configuração e para o roteador reiniciar.
Por dentro, o Linksys EA8500 compartilha o mesmo processador, como o E8350, ou seja, a 1.4 GHz dual core Qualcomm IPQ8064. Também tem o mesmo 512MB de RAM e 128MB de flash. No entanto, em vez de chipset de QSR 1000 do Quantenna, o roteador EA8500 usa QCA9980 MU do Qualcomm | EFX chipset nas rádios tanto 2,4 GHz e 5GHz. Este novo chipset suporta até quatro fluxos espaciais em ambas as bandas de frequência, permitindo até 800Mbps na banda de 2,4 GHz e 1733Mbps na banda de 5 GHz. Mais importante, este é o primeiro chipset para suportar a tecnologia MIMO-MU fora da caixa.
O Linksys EA8500 é marcado como um roteador Wi-Fi inteligente e pilha de software e interface do usuário Smart Wi-Fi Linksyscaracterísticas assim. Nós temos mencionado anteriormente que este é sem dúvida o mais user-friendly instalação interface no mercado e isso não mudou. Se você usou qualquer outro roteador Linksys Smart Wi-Fi antes, você saberá o que esperar. Para aqueles não familiarizados com o Smart Wi-Fi, oferece um bom equilíbrio de facilidade de uso e controle e oferece recursos como tráfego, monitoração, QoS, controle parental, armazenamento em nuvem e muito mais. Um monte de pensamento tem ido para o design e um exemplo seria o Linksys QoS management system, que dá aos usuários a opção de priorizar conexões com base em dispositivos em vez de simplesmente especificando aplicações e as portas que eles usam. Isto é tanto mais fácil e consideravelmente mais prático para a maioria dos usuários e é algo que nós estamos vendo empresas rivais roteador começando a implementar em suas próprias interfaces do usuário de instalação.
Linksys Smart Wi-Fi também permitem que você remotamente controle o acesso ao seu router. Isso pode ser feito de duas maneiras: através do app de Smart Wi-Fi está disponível gratuitamente no iOS e Android, ou online através do portal Smart Wi-Fi. Tanto vai deixar você controlar remotamente e editar as configurações do roteador, mudar senhas, permitir o controle Parental, Ver os câmeras IP e nem acessar conteúdo em dispositivos de armazenamento externo conectado ao roteador. Isso pode ser útil, especialmente se você precisar solucionar problemas de rede doméstica ou mesmo alterar suas configurações de segurança, enquanto você estiver ausente.
Se você apreciou esse artigo, não se esqueça de compartilhar e opinar nos comentários e em nosso fórum! Erramos em alguma coisa? Há algo mais a ser implementado? Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário