Enquanto alguns criadores se darem a conhecer ao público como Peter Molyneux e Gabe Newell, muitos parecem felizes vivendo em relativa obscuridade. É hora de dar-lhes o devido crédito. Aqui estão algumas das pessoas que criaram os jogos que você ama.
1. Satoshi Tajiri
Destaques da carreira: série Pokémon
Destaques da carreira: série Pokémon
Jogar pode ser um passatempo popular, mas apenas alguns têm se entrincheirado nisso. Uma série que tem, sem dúvida, conseguido fama é Pokémon, uma franquia que começou como um pequeno cartucho de Game Boy e passou a criar um império de mídia inteira, com filmes, programas de TV e torneios de E-Sport baseados na série.
Mas tudo começou com os jogos, que foram criados por Satoshi Tajiri, um brilhante designer que já trabalhou em cada episódio da série até à data. Com base nos números de vendas, é seguro dizer que a Nintendo deve muito a Tajiri, porque os jogos Pokémon tornaram os sistemas portáteis da Nintendo em dispositivos que todo mundo quer comprar.
2. Shinji Mikami
Destaques da carreira: Resident Evil e Devil May Cry
Destaques da carreira: Resident Evil e Devil May Cry
Em 1996 com o game Resident Evil, Shinji Mikami, basicamente, criou todo o gênero survival horror em um único golpe. Se você voltar e jogá-lo agora, você vai encontrar todos os elementos de modernos jogos de survival horror que estavam lá, incluindo a escassez de munição, inimigos terrivelmente difíceis, e sustos apenas esperando para fazer você gritar. Todos esses elementos foram conduzidos para a frente em jogos como Silent Hill, Dead Space e Alien: Isolation.
Mas para Mikami, criando uma única obra-prima não foi suficiente. Em 2005, ele fez isso mais uma vez com o jogo de GameCube Resident Evil 4. Este título mantido o fator susto alta, mas acrescentou muito mais ação à mistura, e ofereceu mais variação de inimigos e ambientes do que qualquer jogo no mercado. Até hoje é incrível.
3. Hironobu Sakaguchi
Destaques da carreira: Final Fantasy, Chrono Trigger
Destaques da carreira: Final Fantasy, Chrono Trigger
Quando Hironobu Sakaguchi criou o Final Fantasy original, ele foi quem estabeleceu uma fundação que, na verdade, na maioria dos jogos ficam na hoje - e não apenas jogos de RPG. Quando o jogo foi lançado em 1987, a própria idéia de um caráter cada vez mais poderoso e ganhar novas habilidades ao longo de um jogo foi uma idéia nova. A idéia pegou em outros RPGs, e pode ser encontrado na maioria dos jogos de hoje.
Sakaguchi passou a criar ou supervisionar muitos dos jogos mais populares da Square Enix, incluindo os nove primeiros jogos finais Fantasy, Final Fantasy Tactics, e Chrono Trigger. Ele deixou a empresa em 2004 para criar Mistwalker Studios, uma equipe de desenvolvimento que fez uma série de jogos subestimados, incluindo Lost Odyssey e The Last Story.
4. Rob Pardo
Destaques da carreira: Diablo III, World of Warcraft
Destaques da carreira: Diablo III, World of Warcraft
Não há nenhum desenvolvedor do planeta, com um alto padrão de excelência como a Blizzard. A empresa não libera novos jogos mas, muitas vezes, quando isso acontece, eles são grandes eventos no mundo dos jogos. Rob Pardo, chefe de criação da empresa, desempenha um papel fundamental na concepção de muitas dessas obras-primas.
Especificamente, Pardo trabalhou como designer de Diablo II e III, que teve um grande impacto não só nos dungeon-crawlers em geral, mas também em jogos tão diversos como Borderlands e Destiny. Sua maior conquista até agora pode ser World of Warcraft, um jogo que ele dirigiu como designer-chefe, criando, de longe, o MMO de maior sucesso de todos os tempos.
5. Sam e Dan Houser
Destaques da carreira: Grand Theft Auto série
Destaques da carreira: Grand Theft Auto série
Com Grand Theft Auto III, Sam e Dan Houser tornaram uma série de jogos competentes e reformulou-a em uma das principais franquias de videogame da história. Estes dois irmãos têm liderado todos os jogos GTA desde o terceiro, um título que explodiu concepção do que um jogo de vídeo poderia ser.
Não só foi GTA III um enorme sucesso, mas também popularizou os jogos de mundo aberto - uma tendência que decolou como um tiro nos anos desde então. Hoje em dia, os ambientes de mundo aberto pode ser encontrada em títulos tão diversos como action-RPGs como Dragon Age: Inquisition e jogos de corrida como The Crew. Para isso e para muito mais, podemos agradecer aos Housers.
6. Todd Howard
Destaques da carreira: The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 3
Destaques da carreira: The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 3
Se você passou mais de cem horas em um mundo de jogo digital, há uma boa chance de Todd Howard ser o responsável. Howard é basicamente a arma secreta da Bethesda. Sob sua direção, a empresa de desenvolvimento criou alguns dos melhores, jogos de mundo aberto mais imersivos de sempre, de Fallout 3 para The Elder Scrolls V: Skyrim.
Estes jogos são notoriamente profundos, com mecânica de jogo que puxam você cada vez mais para o mundo. Você sempre começa como um personagem relativamente fraco, e, lentamente, ganha habilidades sobre dezenas de horas de linhas de história verdadeiramente emocionantes. Melhor ainda, você pode jogar os jogos em uma variedade de formas, mesmo que isso signifique fazer a coisa certa ou se tornar um sociopata completo. Independentemente de como você escolher para jogar, você pode agradecer Todd Howard pela experiência.
7. Shigeru Miyamoto
Destaques da carreira: Super Mario Bros., The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Destaques da carreira: Super Mario Bros., The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Shigeru Miyamoto pode não ser o criador mais obscuro nesta lista, graças ao número estonteante de grandes franquias da Nintendo que ele criou. Mas porque ele raramente aparece em público, até mesmo os seus maiores fãs não podem reconhecê-lo na rua.
Miyamoto é o homem por trás de Donkey Kong, Pikmin, Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Star Fox, e na maioria de suas sequências. Outros criadores de jogo dariam a sua mão direita para ter feito qualquer título nessa lista, muito mais todos eles. Miyamoto criou um legado que vai durar tanto quanto a própria Nintendo.
7. Hideo KojimaDestaques da carreira: Metal Gear Solid
O criador de Metal Gear foi o criador do gênero stealth e também não é muito obscuro, visto que aparece em grandes eventos com mistérios sobre os jogos que irá lançar. Construiu um império junto da Konami e é um dos mais respeitados criadores de jogos, visto que sempre entrega games finalizados, polidos e incrivelmente profundos em suas tramas.
Se você apreciou esse artigo, não se esqueça de compartilhar e opinar nos comentários e em nosso fórum! Erramos em alguma coisa? Há algo mais a ser implementado? Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário