Uma das perguntas mais comuns que temos quando costumamos configurar um PC é qual processador eles devem usar - Intel Xeon ou i7. Hoje esclareceremos isso de uma vez por todas. Confira!
Para o usuário editor / estação de trabalho casual, o Xeon é melhor? Qual é a diferença entre Xeon vs i7? Vamos mostrar os pros e contras de cada família de processadores.
Intel Core i7 / i5 Pros
Overclocking - i5 e i7 Desbloqueados são projetados para serem overclock, o que significa que pode correr a velocidades de clock mais altas do que o que está qualificado para, assumindo os ajustes de tensão e BIOS corretas. Isso equivale a energia livre e mais valor, um recurso que Xeons não têm.
GHz por dólar - Para a velocidade Gigahertz puro para o dinheiro, venha da i7 2011 e 1150 no topo, tornando-o melhor valor para aplicações single threaded. Por exemplo, um i7-4790 4-core rodando a 3.6GHz vendido por cerca de 300 dólares. O quad core Xeon comparável a decorrer àquela velocidade de relógio vai custar cerca de US $ 50 a mais.
Na placa gráfica - i7 e i5 todos vêm com gráficos integrados, ou seja, uma placa de vídeo discreta não é necessária para exibição de vídeo, enquanto PCs baseados em processadores Xeon não pode ser configurado sem um placa de vídeo. Embora recomendamos uma placa boa para qualquer coisa além de jogos ou trabalho mais casual, gráficos onboard são adequados para escritório, em casa, e muitos outros usos.
Pros Xeon
Cache L3 - caches de CPU são como pequenos lotes de memória que o processador mantém por perto para acelerar determinadas aplicações. A maioria dos processadores Xeon tem 15-30MB de cache L3, dependendo do modelo, perto de duplicar os seus homólogos i7. Esta cache extra é uma razão pela qual Xeon são muito mais rápidos em aplicações de estação de trabalho de alta demanda que o i7.
Suporte para RAM ECC - verificação de erros e correção (ECC) RAM detecta e corrige corrupção de dados mais comuns antes que ela ocorra, eliminando a causa de muitas falhas no sistema e traduzindo para o desempenho global mais estável. Somente processadores Xeon tem ECC RAM.
Mais núcleos, multi opções de CPU - Se seus aplicativos exigem o máximo de núcleos de CPU quanto possível, Xeon é o que você precisa. Os novos processadores Xeon v3 máximo tem 12 núcleos (24 depois de Hyperthreading) Considerando que, até mesmo o novo Haswell-E i7-5960X tem apenas oito. Configurações multi-CPU também só são possíveis com Xeon, como é destaque em nossa estação de trabalho HD360MAX.
Longevidade (sob carga pesada) - processadores Xeon são qualificados para lidar com trabalhos muito pesados, mais intensivas cargas dia pós dia. Para o usuário da estação de trabalho, isso pode se traduzir em uma melhor longevidade contra o i7.
Hyperthreading em um preço inferior - A maior parte das vantagens de processadores Xeon chegam aos usuários em uma faixa de preço mais elevado, mas não esta. Uma vez que todos Xeons vêm com Hyperthreading - um processo de duplicação, essencialmente, os núcleos de CPU por meio da criação de núcleos virtuais - e i5 não, muitos usuários de compras, nesta faixa de preço pode encontrar os Xeons como tendo um custo benefício melhor, assumindo que a sua aplicação específica apoia estes núcleos virtuais.
Então, o que é melhor para você? Essa resposta depende do que você estará usando no seu novo PC e o custo em que você se sente mais confortável. Se as tarefas de jogos ou de residências e escritórios são mais o seu estilo, onde a velocidade GHz é mais importante do que um número enorme de núcleos, ou aplicações de estação de trabalho com um orçamento em que o valor é crítica, o i7 e i5 de de deve ser sua escolha. Se você estiver em moderada a high-end uso de workstation PC como o design CAD, vídeo 4K, e renderização em 3D, onde os benefícios do ECC RAM, mais cache, e as possíveis CPUs duplicadas são vantajosas, nós recomendamos vivamente o Xeon.
Se você apreciou esse artigo, não se esqueça de compartilhar e opinar nos comentários e em nosso fórum! Erramos em alguma coisa? Há algo mais a ser implementado? Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário