Como é o funcionamento da computação em nuvem? | Game Detonado - Tudo sobre games e tecnologia!

Como é o funcionamento da computação em nuvem?


A computação em nuvem (Cloud Computing) é um conceito amplamente utilizado em armazenamento, programas, ERPs e inclusive nos jogos. Consoles como o Xbox One pode ter sua capacidade ampliada com o uso dessa ferramenta. Entenda melhor o funcionamento dessa tecnologia que está dominando todas as áreas da informática!



Em primeiro lugar, você tem que saber o que a computação em nuvem é compreender as vantagens dessa nova forma de fornecer recursos de computação na nuvem. Em segundo lugar, você tem que entender os diferentes tipos de ofertas de nuvem, incluindo infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS),software como serviço (SaaS) e de processos de negócios como um serviço (BPaaS).
Vamos dizer que você é um executivo de uma grande corporação. Suas responsabilidades incluem certificando-se de que todos os seus funcionários têm o direito de hardware e software que eles precisam para fazer seus trabalhos. Comprar computadorespara todos não é suficiente - você também tem que comprar licençasde software ou de software para dar aos funcionários as ferramentas de que necessitam.Sempre que você tem uma nova contratação, você tem que comprar mais software ou certificar-se de sua licença de software atual permite que outro usuário. É tão estressante que você achar que é difícil ir paradormir em sua pilha enorme de dinheiro a cada noite.
Logo, não pode ser uma alternativa para executivos como você. Em vez de instalar um pacote de software para cada computador, você só tem que carregar uma aplicação. Esse pedido, que lhes permitiriam fazer login em um serviço baseado na Web que hospeda todos os programas que o usuário precisaria para o seu trabalho. Máquinas remotas de propriedade de outra empresa iria correr tudo, desde e-mail para processamento de texto para programas de análise de dados complexos. É chamado de computação em nuvem, e que poderia mudar a indústria computador inteiro.
Em um sistema de computação em nuvem, há uma mudança significativa carga de trabalho.Computadores locais já não tem que fazer todo o trabalho pesado quando se trata de aplicativos em execução. A rede de computadores que compõem a nuvem lida com eles em seu lugar. De hardware e software demandas sobre diminuição lado do usuário. A única coisa que o computador do usuário deve ser capaz de executar software é a interface do sistema de computação em nuvem, que pode ser tão simples como um navegador da Web, ea rede da nuvem cuida do resto.



Há uma boa chance que você já usou alguma forma de computação em nuvem. Se você tiver uma conta de e-mail com um serviço de e-mail baseado na Web, como Hotmail, Yahoo! Mail ou Gmail, então você já teve alguma experiência com a computação em nuvem. Em vez de executar um programa de e-mail no seu computador, você efetuar logon em um Web conta de e-mail remotamente. O software e armazenamento para a sua conta não existe no seu computador - é no computador nuvem do serviço.

Agora vamos nos aprofundar mais no assunto para vermos como funciona Cloud Computing Arquitetura de Referência (CCRA) é um ótimo lugar para começar. Eu quero dizer que a CCRA é o Santo Graal e deve sempre ser plenamente aplicada, mas dá-lhe o material para projetar sua própria solução e entender a arquitetura
O CCRA define múltiplos componentes, e cada componente se encontra uma funcionalidade dada.
Componentes nuvem CCRA
O primeiro bloco de construção é a infra-estrutura em que a nuvem será implementado. Algumas pessoas fazem a suposição de que o meio ambiente deve ser virtualizado, mas como em nuvem é uma forma de solicitar recursos de forma on-demand e se você tem soluções para fornecer em bare metal, então por que não? A infra-estrutura irá apoiar os diferentes tipos de nuvem (IaaS, PaaS, SaaS, BPaaS).

Para ser capaz de fornecer esses serviços que você vai precisar de serviços de sistema operacional (OSS), que será responsável pela implantação do serviço solicitado, e de Serviços do Sistema de negócio (BSS), usado principalmente para validar o pedido e criar a fatura para os serviços solicitados . Quaisquer métricas podem ser utilizadas para criar a factura (por exemplo, o número de utilizadores, o número de CPUs, memória, uso de horas / mês). É muito flexível e depende do fornecedor de serviços.
Um ambiente de computação em nuvem também terá de fornecer interfaces e ferramentas para os criadores de serviços e usuários. Este é o papel dos componentes do Consumidor Cloud Service criador e Cloud Service.
Agora, vamos ver como ele funciona na realidade.
Geralmente, você efetuar logon em um portal (empresa pública ou privada) e encomenda os seus serviços através da Cloud Service Consumer. Este serviço foi criado pelo prestador de serviços em nuvem e pode ser uma simples máquina virtual (VM) com base em uma imagem, alguns componentes de rede, um serviço de aplicativo, como um ambiente WebApp e um serviço como o MongoDB. Depende do provedor e do tipo de recursos e serviços.
O provedor de nuvem irá validar, através do BSS, o seu pedido e se a validação é bom (cartão de crédito, contrato), ele irá disposição o pedido através do OSS.
Você receberá, de uma forma ou de outra, as credenciais para acesso aos seus serviços solicitados e normalmente você vai receber uma fatura mensal para o seu consumo.
Figura 2: Padrões de Adoção
Os quatro padrões identificados são:
  • Nuvem Habilitado Data Center (CEDC): Este é o padrão de adoção em que a organização adotar cloud computing está a tentar reduzir o custo e complexidade relativa aos seus serviços de TI. Na maioria dos casos, este padrão de adoção está incorporada no modelo de entrega de IaaS.
  • Nuvem Platform Services: Este é o padrão de adoção em que a organização adotando o padrão está à procura de um valor mais alto dos seus serviços em nuvem, enquanto ainda busca a generalidade que ele pode proporcionar. Esse padrão permite um tempo mais rápido ao mercado, alavancando a padronização e elasticidade da nuvem. O modelo de entrega predominante neste padrão é o PaaS.
  • Provider Cloud Service:. Este é o padrão de adoção em que as organizações que desejam prestar serviços em nuvem como parte integrante de seu ajuste de negócios no modelo de entrega neste caso é o de provedores XaaS Pública.
  • Soluções empresariais na nuvem: é o padrão em que a organização fornece um serviço de nuvem que pode ser consumida por um propósito de negócios específicos. Os modelos de entrega predominantes neste padrão são SaaS e BPaaS.
Os padrões de adopção são ilustrados na Figura 2.
Espero que agora você entender um pouco mais sobre como funciona a computação em nuvem. 

Se você apreciou esse artigo, não se esqueça de compartilhar e opinar nos comentários e em nosso fórum! Erramos em alguma coisa? Há algo mais a ser implementado? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.