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Mods pagos não matarão o modding e podem torná-lo melhor


Acima temos um mod que antes era gratuito, mas agora pode ser vendido na Steam Workshop como um DLC. A nova política da Valve está dando o que falar. Clique e confira!
Agora você pode vender seus mods na Steam Workshop. O programa requer a participação da editora do jogo (por padrão, a maioria não permite lucrar com conteúdo criado pelo usuário), e o primeiro a dar o salto é Bethesda, que a partir de hoje está deixando mods de Skyrim serem vendidos e comprados no Steam.
O anúncio não foi bem recebido. reação ampla é que Bethesda e a Valve, para resumir, "mataram a comunidade de modding."
Não achamos que o modding está morto, mas há um monte de problemas potenciais com a venda de mods no Steam. Como Bethesda denota no seu anúncio, este mercado aberto "não será moderada." Praticamente, não acho que uma companhia do tamanho da Valve poderia sempre esperar honestidade de um modder, mas também é preocupante uma abordagem totalmente além disso. Mods falsos, roubados de outro criador e duplicados são o tipo de coisas que veremos com frequência.
Pelo menos Valve irá oferecer restituições 24 horas depois de ter adquirido um mod da oficina. Acho que esse prazo deve ser estendido. Nem sempre é imediatamente aparente que um mod tem feito o que você quer fazer e o teste do mesmo agora virou uma corrida contra seu reembolso.
Mas não é por isso que a indignação inicial tem sido tão quente. A queixa é mais filosófica do que isso: vender é para muitos uma contradição com a cultura de modding. Modding... parece que não é para ser sobre dinheiro. Até agora, eram fãs apaixonados, fazendo coisas que fazem jogos mais divertidos e então compartilham essas coisas. É a paixão, não o capitalismo que impulsiona modders. E agora Bethesda e Valve estão dando uma opção para que estes consigam ganhar algo com isso, de maneira totalmente digna e merecida.
Os mods não serão totalmente pagos, lembrem-se disso. A Steam Workshop ainda se trata apenas de uma conveniência, pois a maioria dos mods se encontra no Skyrim Nexus, totalmente de graça. 
Pagando por mods, podemos diretamente oferecer um incentivo para modders talentosos — as pessoas que têm empregos e famílias e todos os tipos de coisas poderiam estar fazendo senão fazer mods para nós — e potencialmente ajudar a incentivar cada vez mais talentosos grupos a empreender grandes projetos tais como Endral
O grande problema é que a política de venda dá grande parte do valor para a Valve e a Bethesda, sendo que o modder poderia receber bem mais, considerando que teve todo o trabalho para realizar isso.
Adoro uma história de bom sucesso, em que grande talento conduz a uma boa vida, mas é correto cobrar por algo que um dia foi totalmente de graça? Então, se um mod pago é bom o suficiente, eu vou pagar por isso, e espero que resulte em favor de todos. E se não der certo, ele não vai decolar, e nós estaremos de volta para onde estávamos ontem. Modding não precisa da Valve para viver, então a Valve não pode matá-lo.

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Game Detonado

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